sábado, 11 de abril de 2009

Semana Santa.

Olá, boa noite?
Hoje trago a vocês a exemplo de outros tempos litúrgicos minha visão pessoal. Estamos ao fim do tempo considerado pelos católicos como o mais importante, A semana Santa, iniciada no Domingo de Ramos e encerrada no Domingo de Páscoa.
Esta semana apresenta aos cristão do mundo um momento de reflexão sobre a forma como devemos nos portar sobre os problemas e as dificuldades do mundo e de nos mesmos.
A semana Santa nos apresenta especialmente por um período chamado de Tríduo Pascal (Quinta, Sexta e Sábado).
Na Quinta Feira Santa és apresentado aos cristão a Ceia do Senhor, fato que nos mostra sua Paixão, Morte e a despedida dos Apóstolos na última ceia. Este dia e marcado com a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Como um Ato de humildade, Gratuidade e Amor.

"Amai-vos uns aos outros como Eu vos Amei"


A exemplo disso devemos tomar como lição que não somos melhores que os nossos companheiros, independente de nossas condições financeiras, raça ou sexo. Devemos tratar a todos com a mesma dedicação e respeito que gostaríamos que fôssemos tratados. O que nos torna melhor que nosso irmão? O primeiro passo para humanidade viver em paz e deixar de apenas "Fazer" parte e sim "Ser" parte de uma mesma Sociedade.

Na Sexta Feira Santa és apresentado aos cristão à Paixão de Cristo em forma de Silêncio e Jejum. Pois este momento é tempo de Reflexão. Devemos refletir sobre o sacrifício de Cristo na cruz e o sofrimento por ele passado em nome de todos nos.
Sua via sacra, percorrida pelas 14 estações e pela 15º sua Ressurreição marca à todos os Cristão que o salvador se entregou aos seus algozes para sua morte em nosso nome.

No Sábado Santo, iniciamos à Vigília Pascal.

"A vida que a vida e não a morte. A ressurreição de Jesus é o Milagre do começo da vida nova após a morte.
O Círio Pascal, acesso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo."

Esperamos que a luz do Círio purifique e queime toda a maldade e os sentimentos como egoísmo, intolerância e ódio.
Que a luz ilumine o mundo, libertando da escuridão da ignorância e da maldade.

Pois o Domingo de Páscoa chegou, Cristo Ressuscitou.
Vitorioso sobre a morte se apresentou ao mundo. Mostrando que nenhuma dificuldade é intransponível e que o medo e o receio devem ser deixado de lado.

"Páscoa significa passagem. A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males.
Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano.
A Páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã, sendo assim, a festa principal da igreja."


A ressurreição de Cristo deve nos fazer lembrar que devemos renascer, deixar nossos complexos, e dores para trás. Devemos jamais perder a esperança pois venceremos sempre enquanto acreditarmos.

Dessa forma eu me despeço de todos desejando uma Feliz Páscoa e que este tempo vos traga a consciência de que devemos sermos mais tolerantes e justos. Fiéis no caminho escolhido por nos mesmos pautados no sentimento de solidariedade e justiça.




Nenhum comentário: