quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Chuva a vista, problemas a caminho!

Salaam Aleikum (Que a paz esteja sobre vós) !
Boa noite, hoje vamos tratar de um assunto menos religioso e mais popular, Transito!
Quando falamos em transito em Santos pensamos primeiramente no fato de não conseguirmos mais andar de carro e algumas vezes ate de moto em muitas regiões da cidade.
Temos visto que a população cada vez menos paciente com essa situação acaba gerado momentos muitas vezes violentos e totalmente desnecessários com outros condutores.
Fato mais que comprovado que a cidade de Santos não tem mais condição de infraestrutura para suportar a tamanha frota de veículos que toma as pequenas ruas em horários de pico, porém isso não é tudo, a cidade hoje passa por mais obras que em qualquer outro período, prejudicando ainda mais o fluxo dos automóveis principalmente.
As obras se espalham pelas grande vias tornando muitas vezes uma cruzada chegar ao seu destino em tempo hábil, as obras são de comprovada necessidade não podendo ser culpada por completo pelo caos gerado em nosso transito.
Hoje tem mais carros circulando pela cidade que em qualquer outra época, comprovado dessa forma que a facilidade de aquisição de um automóvel, aliado a falta de políticas publicas quanto a essa nova demanda na malha urbana, acaba por gerar um "gargalo" em muitas vias que não se tem capacidade de escoamento desses veículos gerando o stress ao condutor e cenas deploráveis e ate criminosas.
Porém isso não é tudo, claro que não, nessa cidade ou faz um calor de fritar ovo na pista ou chove ate ninguém mais aguentar. Quando juntamos chuva, obra e a total falta de espaço para trafegar o que acontece?
Se você respondeu "Caos" parabéns pra você "estrelinha dourada pro cê", muitas vezes o motorista está seguindo para o trabalho ou levando o filho para escola, isso acaba se tornando um martírio para todos.
Mas afinal o que diacho poderíamos fazer para resolver este problema?
Um controle mais próximo da CET (Companhia de Engenharia de trafego) liberando o transito em locais onde a uma demanda maior, controlando os semáforos afim de garantir uma linha "verde", evitando o estacionamento nos dois lados de ruas de maior uso em horários de pico.
Claro que a prefeitura tem sua cota no problema, exigindo o aumento das frotas dos coletivos nas vias principais, elaborar campanhas de carona entre colegas de serviço, aumento das ciclovias entre outras modos de transporte coletivos.
Fato que, muitos dos condutores que reclamam da lentidão do transito são aqueles que tiram o carro da garagem para buscar o jornal na banca da esquina, será que é tão difícil andar 5 ou 6 quadras a pé?



Muitos reclamam do transito, poucos fazem algo para mudar!

Reclame menos, faça mais!



Um grande abraço e ate a próxima!

Alaikum As-Salaam (E sobre vós a paz)

Nenhum comentário: