quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Nossa Senhora do Monte Serrat - Um Momento de Devoção a Maria

Boa Noite a todos.
Hoje vamos falar do período que compôs os festejos de Nossa Senhora do Monte Serrat, durante os últimos dez dias a Catedral Diocesana de Santos a exemplo dos anos anteriores recebeu a imagem de N.S.d. Monte Serrat, carregada pelos homens do exercito de seu santuário no alto do morro para a Catedral, onde ficaria exposta para visitação e veneração.

Sua chegada se realizou no dia 29 de agosto com muita festa, acompanhada pela população e recebida pelo Bispo Diocesano Dom Jacyr Francisco Braido, a imagem da Virgem do Monte permaneceu em exposição para felicidade dos presentes, acolhida pelo povo elevado em estado de graça por sua fé na Mãe de Cristo e da Igreja. 
Do dia 30 de agosto ate 07 de setembro foi realizada a Novena em louvor e preparação para a grande festa do dia 08.

Milhares de pessoas participaram das 41 missas realizadas na catedral desde o inicio dos festejos, confirmando as expectativas, muitas pessoas aproveitaram a chance de ficarem mais próximas da padroeira da cidade de Santos.
Sua presença serviu para a população agradecer e pedir por suas famílias, amigos e pelo mundo inteiro. Varias homenagens foram realizadas para louvar e agradecer por graças alcançadas ou pela proteção a ela dada aos seus devotos.
Porém o fato que mais surpreendeu a todos ocorreu no dia 8 de Setembro, um dia perfeito se apresentava aos olhos daqueles que preparavam a grande festa, uma reviravolta no tempo, ventos fortes varreram a cidade e destruindo as estruturas montadas para a grande missa campal, obrigando a todos a se protegerem. Quando tudo parecia terminado veio a chuva e como um gigante golpeou a igreja. Por decisão de Dom Jacyr, a missa campal seria realizada dentro da Catedral, pessoas se amontoavam umas sobre as outras para poder estar presente na grande missa em louvor a Nossa Senhora. Como que por divina providencia ninguém se machucou ou passou mal durante a celebração. Ao fim da missa foi decidido que a imagem seguiria ate à prefeitura onde ocorreria a consagração a cidade e de lá, retornaria a catedral.

Devoção a Maria:

Durante a missa principal realizada na catedral, milhares de pessoas permaneceram do lado de fora, protegidas apenas por guarda-chuvas, capas plásticas e acima de tudo, confiantes na proteção e zelo da Virgem Maria enquanto eram atingidas por ventos e as chuvas que atingiam a cidade, ao fim da missa, N. S. d. Monte Serrat foi conduzida a prefeitura em procissão acompanhada por uma multidão que entoava hinos de louvores embalados por um estado de graça e emoção. Em seu retorno a catedral fora acolhida e recebida pelo povo que se preparava para as missas que se seguiram ate o fim do dia, orando, pedindo, chorando e clamando a "mãezinha do céu" permaneceram firmes ao seu lado. Assim veio a missa das 16 horas, e da mesma forma, reunidos em um só coro conclamavam sua fé na Mãe de Deus e esperavam de forma ansiosa a chance de mais uma vez seguir em procissão ao santuário. Mas veio a chuva e o vento, como que por desejo da Virgem Mãe, ficaria por mais uma vez na igreja que a recebera de forma entusiasmada e animada pela chama da fé. 

Por mais uma vez, ela ficou. 

Hoje, a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat permanece sob os cuidados da Catedral de Santos, igreja que a acolheu em momento de festa e agora renova sua proteção em tempos conturbados. A Virgem do Monte permanece exposta para a veneração do povo que a chama de mãe, próxima aos filhos amados que provaram sua verdadeira devoção ao enfrentar a tormenta que lhe foram lançadas, firmes na fé e com a certeza do amor da Mãe de Cristo e de toda a humanidade.

Um grande abraço a todos e ate a próxima pessoal.

“Importa reconhecer que, antes do que quaisquer outros, o próprio Deus, o Pai eterno, confiou-se à Virgem de Nazaré, dando-lhe o próprio Filho no mistério da Encarnação”

Papa João Paulo II (Redemptoris Mater)


Nenhum comentário: