sábado, 28 de abril de 2012

28 de Abril - Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho


Bem pessoal, hoje é  28 de Abril - Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
Eu poderia falar da importância desse dia para todos os profissionais que de alguma maneira atuam na prevenção de acidentes no trabalho no mundo inteiro, porém isso apenas sera falar o mesmo que todos os outros. Honestamente eu acredito que dentre todas as datas que lembram sobre esse assunto, 28 de abril marca por ser escolhido como o dia da lembrança das vitimas desses "acidentes", me coloco no direito de por entre aspas essa expressão já que todos os acidentes poderiam se evitados, mas por conformismo e na aceitação de que as coisas simplesmente acontecem assumimos que não podemos ser responsabilizados pela falha dos outros.
Uma mudança de paradigma se faz necessária em tempos onde o numero de acidentes e doenças do trabalho aumentam de forma expressiva, mas é claro que estamos apenas tratado das notificações já que a maioria dos casos permanecem sem o conhecimentos dos órgãos públicos.
As empresas sofrem dia a dia multas e a obrigação no pagamento das indenizações por ação, omissão ou pura negligencia de seus prepostos a quem cabe a responsabilidade de fiscalizar e garantir que o serviço seja realizado atendendo as normas de segurança no trabalho.
A verdade é bem simples, investimentos em capacitação e medidas de proteção coletiva eliminariam em grande o numero desses eventos que marcam e destroem vidas e famílias inteiras pelo motivo de poupar alguns centavos.

A pergunta mais repetida nesse dia é:

Qual o preço de uma vida?

Essa pergunta não tem resposta moral, porem existe uma quantificação de acordo com a gravidade e o entendimento do juiz sobre a condição do evento, mas sera que de fato aquele pai, mãe, esposa e filhos não preferiria ter aquela pessoa que para eles é especial ao invés da indenização? 

Hoje é uma dia para se refletir sobre a nossa condição no trabalho, muitos se fala em acidentes na construção civil e esquecem outros segmentos, os últimos números apontam 39 mil professores com a Síndrome de Burnout apenas no Brasil, é engraçado pensar que aqueles que deveriam ensinar estão adoecendo já que não damos condição para realizarem sua função com dignidade e qualidade.

O dia 28 de Abril é um momento para se refletir sobre como encaramos os nossos trabalhadores.

Acesse o portal da campanha TST - Trabalho Seguro!

Um grande abraço e até breve.

Postagem de numero 300, que beleza!
 


Nenhum comentário: