Hoje vou tratar de um assunto que tem perturbado o mundo nessas últimas semanas - O Conflito Israel contra o Estado Palestino. Desde 27 de dezembro de 2008, Israel ataca à Faixa de Gaza com a alegação de "resposta" aos ataques sofridos pelo grupo extremista Hamas.
Vinte dois dias causaram a morte de 1300 pessoas.
Será que existe alguma pessoa que possa me explicar esses números?
Não à justificativa para tamanha ferocidade, independente dos motivos vidas ainda são vidas.
Inocentes tiveram sua vidas ceifadas sem poderem se defender por bombardeiros de ambos os lados.
Quantas vidas devem ser perdidas ate que os dois povos entendam que estão indo pelo caminho errado?
Dois estados independentes lado a lado é uma boa idéia afinal?
Um cessa fogo foi aceito de ambos os lados no ultimo sábado e a retirada gradual das tropas israelenses de Gaza trazem a tona uma nova esperança ao mundo de que por enquanto o conflito pare.
Não acredito em um cessar fogo permanente, mais desejo como o resto do mundo que seja aberto uma rodada de conversa sobre um caminho para paz na região.
A exemplo de outros momento o Papa Bento XVI falou:O papa Bento XVI pediu neste domingo (18) o "sábio aproveitamento" da trégua na Faixa de Gaza.
Durante o tradicional reza do Ângelus na Praça de São Pedro, Bento XVI afirmou que acompanha com "profunda angústia" o conflito no território palestino.
O pontífice também lembrou das "centenas de crianças, idosos, mulheres e vítimas inocentes que morreram ou ficaram feridas por esta inaudita violência, assim como de seus parentes e de todos aqueles que perderam seus bens".
Em um novo apelo pela paz em Gaza, o papa desejou às partes em conflito que "aproveitem com sabedoria as aberturas criadas para o restabelecimento da trégua" e, assim, se encaminhem "em direção a soluções pacíficas e duradouras".
Além disso, Bento XVI renovou seu apoio "a todos os que, de um lado ou do outro, acham que na Terra Santa há espaço para todos", e pediu a estes que continuem ajudando a população "a se reerguer dos escombros e do terror".
O diálogo "é o único caminho que pode efetivamente trazer um futuro de paz" à região, disse em seguida.
O papa também convidou os fiéis católicos a orarem para as "pessoas de boa vontade que estão trabalhando para deter a tragédia" na Faixa de Gaza.
Desejo a todos uma ótima noite e ate breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário