sexta-feira, 22 de maio de 2009

A História Sem Fim.



Fantasia é a história sem fim escrita num livro de capa cor-de-cobre que estava no sótão de um colégio.
Agora, ele está na sua mão


Boa noite, tudo bem?
Hoje venho trazer a minha opinião pessoal quanto ao livro A História Sem Fim escrita por Michael Ende, lançada pela editora Martins Fontes no ano de 2001.
Vamos iniciar falando sobre o que significa A História Sem Fim, em sua essência ele trata dos sonhos, sentimentos e conflitos que temos com nós mesmos e com aqueles a nossa volta.
O livro é dividido em 26 capítulos, duas cores e dezenas de pequenas histórias que nós fazem alçar vôos em nossa imaginação.
Bastian Baltasar Bux, este nome se torna o protagonista de uma história de tristeza, sofrimento, amadurecimento e amor.
A primeira parte do livro no leva as aventuras de Atreiú e Fuchur - o Dragão da Sorte. Essa parte é contada na adaptação feita para o cinema em 1984, de forma mais dramática de fato!
Iniciamos o livro com Bastian, um garoto de 10 ou 11 anos, baixo, gordinho e sem muito estima por si próprio. Alvo preferido de seus colegas de classe, se tornou vitima constante de ataques e humilhações, em mais um dia de chuva ao fugir desses ataques resolveu se proteger em uma antiga loja de livros, só não sabia que tal decisão mudaria sua vida para sempre.

Não vou revelar os detalhes compostos no livro, pois de fato estragaria a mágica que envolve este conto, portanto apenas irei resumir desta forma.

Bastian, dentro da loja rouba o livro, foge para a escola onde se esconde e começa a ler A História Sem Fim. Atreiú é o personagem principal com a missão de salvar o Reino de Fantasia, mais o que é Fantasia?
Fantasia é um mundo onde todos os sonhos e historias se convergem em só lugar, dragões, cavaleiros, monstros e enigmas estão em toda volta. Como que cada história contada ou lida por nós em grupo ou na solidão se tornasse realidade. Isso é fantasia, em principio nossa imaginação.

Porém Fantasia corre perigo, o Nada se estende e domina os cantos desde belo reino. Mais o que é o Nada?
O Nada, é a indiferença quanto ao sonhar, a realidade cruel exposta aos nossos jovens. Pois quando deixamos de sonhar e imaginar, abrimos mão da inocência e da felicidade plena e pura, do sorrir ao olhar as nuvens.

Atreiú recebeu a missão de salvar Fantasia, salvando A Imperatriz Criança de uma doença que não tem cura conhecida. Vários caminhos são seguidos por este bravo herói, amigos encontrados e adversários terríveis revelados porem no enigma a resposta foi encontrada.

A história de Atreiú chega a ser a mais movimentada, baseada na aventura pura e fantástica de combates épicos e de astúcia e inteligência.
Em contra partida a segunda parte composta por Bastian é mais voltada a parte emocional, já que demonstra o quão a falta de estima gerada pelos altos padrões impostos pela sociedade moderna afetam o nosso crescimento pessoal e sentimental.
Responsabilidade e amizade se tornam a palavra chave deste livro.
Bastian é mandado a Fantasia, onde recebe o Aurin e a ele é concedido o direito de deseja e de criar a fantasia a sua maneira. Porém com o poder vem a responsabilidade e Bastian tem que passar por muitas provas e desafio ate descobrir o que de fato e importante na vida.


Todos nós fazemos parte da história, cada um desempenhando seu papel em algum momento, mais isso não significa que ela se encerra, mais que de fato ela pode tomar rumos diferentes já que jamais paramos de conta-la.

O que posso revelar é que o livro nos ensina a ver a vida de uma outra forma...

...mais essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião.





Um grande abraço a todos e ate breve!!!

2 comentários:

Nádia Galdino disse...

não é perfeito?!

Ananda disse...

André, adorei a sua descrição sobre o livro. Estou quase no fim dele, e estou pensando em fazer um post no meu blog sobre o livro também, é simplesmente perfeito.
Você escreve muito bem, Parabens!

um beijo no ombro.