terça-feira, 19 de maio de 2009

RPG e o Futuro.

Olá a todos.
Hoje vamos tratar de um assunto a qual eu tenho acompanhado nesses últimos tempos, O RPG no Brasil.
Eu tenho visto que muitas editoras tem diminuído seu ritmo de ação devido a crise financeira mundial. Empresas como a Devir, optou por cancelar o EIRPG por motivos financeiros entre outras questões. Mudança editorial e o cancelamento da linha D&D 3.5.
Eu vejo que as mesas de jogos tem diminuído cada vez mais, as seções sendo trocadas por rodadas em jogos online.
O que aconteceu com o RPG no Brasil?
Muitos culpam a Devir pelo estado atual do nosso hobby, eu tenho acompanhado o mercado a quase 10 anos e sei que se não fosse pela Devir, hoje não teríamos acesso aos nossos jogos preferidos. Houve, e a falhas em algumas decisões quanto a determinados lançamentos sim, mais também é uma questão financeira. O Brasileiro não tem o mesmo poder aquisitivo que o europeu ou norte-americano, isso não significa que a Devir deva cancelar linhas. Eu pessoalmente esperei e muito pelo lançamento do Changeling, mais também sei que o mercado não iria suportar uma avalanche de títulos.
O Brasileiro não tem o habito de leitura, infelizmente é mais fácil colocar a criança em frente a Tv e deixar que ela simplesmente a eduque. Isso é uma questão cultural, eu vi recentemente um debate sobre a popularização do nosso hobby, parte apóiam e outras são totalmente contra, alegando que o RPG não é uma bandeira que deva ser levantada.
Eu pessoalmente discordo dessa posição, todos nós que jogamos sabemos os pontos positivos que o jogo tem, não falo apenas nas questões lúdicas e tudo mais. O RPG é uma atividade que é realizada entre amigos e conhecidos. Por que não popularizar? A Wizard of the Coast, dona dos direitos do D&D tem cometido erro atrás de erro em questão de lançamentos, cancelamentos e política da empresa quanto aos autores eu diria ser criminosa em alguns casos.
Não se sabe ao certo se toda essa manobra realizada sobre o 4th vem da Hasbro ou da própria cúpula da WotC. O mercado está em crise, isso infelizmente em uma fato que teremos que aceitar, falta grana para as pessoas comprarem e investirem. Hoje é muito mais fácil você jogar um jogo online, já que não existe a necessidade da interação real com outras pessoas. O RPG involuntariamente serve como um meio de socialização, o mesmo não ocorre com o jogos tidos como "RPGs Online". Quando eu comecei a jogar tínhamos um meio de adquirir livros, fazíamos a clássica "vaquinha", isso por mais que pareça absurdo hoje naquela época era algo muito comum como a "Xerox" coletiva de certos títulos muito caro.
Considero que o preço dos livros hoje é extremamente caro, mais vamos pensar dessa forma:
Você vai e compra o livro do jogador de D&D 3.5 (R$89,00), esse livro é seu e não se desatualizar, não terá que pagar taxas de assinatura ou simplesmente vai sair do ar para manutenção ou por falta de investimento do servidor.
Eu nunca fui fã de jogos online e coisas do gênero, conheço muita gente que joga e se diverte, mais não troca uma boa seção de RPG com os amigos comendo salgadinho e tomando coca-cola.
O RPG não vai acabar, isso é uma questão que todos nós sabemos, mais eu temo pelo futuro que ele está se encaminhando.
Tenho visto que cada vez mais os jogos tem sido criados não para desenvolver a capacidade intelectual dos jogadores, mais utilizar uma nova fatia de um mercado cada vez mais ligado a tecnologia e viciados nesses jogos online.
Não vou culpar a Devir, jogos online, crise financeira ou jogadores. O RPG está passando por mais uma fase no Brasil e no mundo, infelizmente não estamos enxergando um futuro muito bonito a frente, mais também não vimos muito nos idos dos anos 90 com a raridade dos livros, preços absurdos e mercado cada vez mais fechado.
Isso te parece familiar?

Antes não havia a internet, Devir e WotC - Mais tínhamos a vontade de continuar a jogar e popularizar o nosso Hobby, talvez seja isso que esteja faltando hoje.

Um grande abraço a todos e ate a próxima pessoal.


Nenhum comentário: