quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Olhando para o passado!

Olá a todos, boa noite!
Essa noite vamos tratar de um questão um pouco complicada, as pessoas conduzem suas vidas na maioria do tempo olhando para o futuro, o meu grande amigo jarrão diz que quem vive de passado é museu, professor de história e Eu, acho que pelo fato de ter tido sempre um respeito muito grande pelo passado.
Hoje a cidade de Santos passa por mais um momento de tentar recuperar o próprio passado, a prefeitura de Santos restaurou antigos casarões, teatros, ampliou as linhas dos bondes entre outros, o fato é, sabemos que a religião faz parte da estrutura política, física e social de uma cidade, porém infelizmente não vemos o mesmo empenho na preservação de construções centenárias, edificações religiosas que tiveram um papel importante na construção e progresso dessa que é reconhecida como a segunda cidade, e principal responsável pelo enriquecimento do Brasil.
Hoje, saiu no jornal A tribuna, publicação de grande circulação e respeito da região o desabafo do Pároco da Catedral Padre José Myalil Paul, indignado com a total falta de apoio por parte do poder público,
“Quando interessa, todos aparecem aqui, saem nas fotos, aí o santuário é público. Mas o que ouvi, pedindo apoio, é que o local é privado”
Acredito que isso não só demonstra a inexistência de caráter em alguns que julgamos dignos de nos representar diante do poder público, pessoalmente tenho um respeito muito grande pelo santuário do Monte Serrat, edificação com mais de 4 séculos, utilizada outrora como casa vigia para proteção dos ataques dos piratas Holandês no período dos "descobrimento" do Brasil.
Essa "casa" que serviu para nossa proteção hoje necessita de nosso apoio, quatro séculos de história precisa ser recuperada, O Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat está entre os mais importantes locais de devoção religiosa da baixada Santista, seu valor histórico não pode ser avaliado, sua construção se encontra intimamente ligada a história do nosso Brasil.
O que eu peço ao povo é que comecem a respeitar o seu passado, de nada vale olhar para o futuro se não se conhece o passado, quando fechamos os olhos para o passado, cometemos um crime com aqueles que fizeram a nossa história, preservar o passado e conceder um tributo aqueles que vieram antes de nós, seus sacrifícios e memórias!
O Santuário precisa de sua ajuda, as obras estão orçadas em meio milhão de reais, 200 mil já veio da Igreja Catedral e apenas 60 mil do povo.
Hoje a igreja se encontra fechada ate o termino de sua obras prevista para setembro de 2010, a falta de apoio do poder público e o alto preço cobrado pelo transporte do material pelo sistema funicular, o popular "bondinho" aumenta em muito o custo final da obra.

Para aqueles que desejam ajudar a resgatar não só um local de devoção religiosa, patrimônio histórico e turístico dessa cidade que eu amo, mas as vezes me deixa triste em saber que deixamos o passado morrer em uma região que é conhecida como um museu a céu aberto.

Foi aberta uma conta no Banco Santander para as obras de restauração, basta depositar na agência 0569, conta corrente 13000769-6, em nome da mitra Diocesana de Santos.

Maiores informações no telefone da catedral 13 3232-4593.



Um grande abraço a todos e lembre-se amanhã é véspera de natal, procure refletir um pouco e busque se tornar uma pessoa melhor para esse ano que está acabando e o próximo que só vai começar!



"Ele se fez pobre para nos enriquecer"
(Campanha Nacional de Evangelização 2009)

Referências: Atribuna1 - Atribuna 2

Um comentário:

David disse...

Cara Muito Bom as Trilhas Instrumentais.
Só queria Saber Se você tem uma Música Instrumental de suspense que eu sempre quis mas nunca encontrei, é tipo assim quando o cara está prestes a conseguir algo, ele falha e nesse intervalo de falha na Música começa a Rulfar os tambores.
Assim começa com um som de trombeta(eu Acho) e logo depois Rulfa os Tambores.

Desculpe é Que não Sei Explicar Direito Por que é Instrumental, Más Se tiver VocÊ poderia me dizer qual o nome da música.Obrigado