quinta-feira, 2 de julho de 2009

Onde começa o direito da Imprensa e termina a ética?

Olá a todos, boa tarde.
Infelizmente tenho que fazer essa postagem, quando julguei que vivia em um país democrático onde as pessoas tinham o direito de expressar sua opinião sobre determinados assuntos sem serem julgadas, que a imprensa fosse um meio de informação confiável e transparente onde os pilares da verdade e da ética prevalecessem.
Mas parece que eu estava errado, recentemente conversando com um amigo eu ouvi a seguinte frase; "A melhor forma de se controlar o povo e dando a ele a sensação de que tem o poder".
É triste mais é verdade.
Mais agora onde entra a idéia da imprensa nisso tudo, estou revoltado como que um fato que já foi discutido anos antes volta a tona como se fosse noticia da manhã, pessoas foram processadas e tiveram que pedir desculpas em publico por um conduta anti ética, não compreendo como é possível que alguém estude para isso. Cerca de alguns meses dediquei uma postagem sobre a forma como foi recebida a posição da Igreja sobre o Aborto, com enfoque sobre como a imprensa tratou o assunto deturpando palavras e interpretando como bem quiseram essa decisão.
Isso na minha opinião não é só um retrocesso, é muito pior que a censura, pois com a censura não tínhamos acesso a noticia. Hoje me pergunto se ter acesso a informação de forma tendenciosa e sensacionalista é melhor que não ter?

Tenho encontrado Blogs de informação com uma postura muito mais profissional que meios de comunicação de reputação, onde está o grande erro?
Será que falar a verdade de forma transparente e honesta sem se utilizar de textos ambíguos e de chamadas sensacionalistas é errado?
Eu pessoalmente não entendo como podem se vangloriar de serem mecanismos de informação, se não tem capacidade de informar sem utilizar de ferramentas que ferem o direito básico de que todos são inocentes ate que se prove o contrario.

Toda essa raiva tem 8 anos, onde houve um crime brutal, uma jovem perdeu sua vida em um local sagrado, e a única coisa que a imprensa se prendeu foi na porcaria de um jogo e deixaram a vitima de lado. Estou revoltado pois mesmo nunca tendo sido provado que o jogo de fato causou a morte da jovem, todas as noticias tratam disso. Isso se tornou uma caçada as bruxas, e seus inquisidores são empurrados não pelo sentindo de justiça, mais por um bando de abutres nomeados como "Imprensa".

Este crime voltou a tribunas da justiça depois de Oito anos, reaberto por um clamor de justiça ou de auto-promoção? Perguntas como essa foram feitas a 8 anos atrás quando 4 jovens foram acusados, no passado o caso era frágil e não foi levado a frente.
Por que agora?
Espero justiça para a jovem que morreu, se os quatro fizeram este ato bárbaro, que sejam julgados e condenados. Mas por seus crimes, não por teorias de conspiração e fanatismo.
Entendo a dor da mãe, mais existe a possibilidade que o verdadeiro assassino esteja solto, e o desejo de justiça tenha sido deturpado por alguns, como meio de ganhar dinheiro e popularidade.

Hoje, os 4 jovens estão sendo julgados e o que for definido lá dentro recairá sobre a sociedade.
Se isso é bom ou ruim, apenas o tempo vai poder dizer, mais se isso significa trazer a justiça a tona, creio que qualquer conseqüência não vai ser nada comparada a essa vitória.

Um grande abraço a todos.






Nenhum comentário: