segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel.


Boa Noite a todos.
Finalmente após um longo período finalmente terminei o Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel.
Agora que terminei, muitas perguntas que haviam sido deixadas no ar tem respostas e outras surgiram.
A festa de Bilbo e a revelação do "Um Anel" se mostraram muito mais emocionante que a exposta na tela gigante do cinema. Questões como a saída de Frodo e a presença de Gandalf também foram carregadas de emoção. A Passagem da velha fazenda do velho Magote e o medo de frodo por seu cão e os seus lendários cogumelos. A armação de Merri e Pippin para acompanhar frodo é totalmente excelente. Os capítulos 6, 7 e 8 colocam fatos e momentos memoráveis que foram retirados da adaptação para o cinema. A exemplo de Tom Bombadil, figura mística e misteriosa com seu estilo único. Uma agradável surpresa sem duvida alguma.
Já no capitulo 9 nos deparamos com a estalagem " Pónei Saltitante" e a primeira aparição de Passalargo, que mais tarde seria revelado sendo Aragorn, filho de Arathorn. Nesse capitulo em especial demonstra por mais vez a capacidade de Tolkien de escrever pequenas canções.
Nos dois capítulos finais do livro 1: " 11 - Uma faca no escuro e 12 - Fuga para o Váu" encerram essa parte com o ataque dos Espectros do Anel no Topo do Vento e a fuga desesperada, o encontro de Glorifindel e a caçada dos cavaleiros negros.
Na parte II iniciamos com o despertar de Frodo na casa de Elrond e a realização do conselho entre outros fatos, tais como; O encontro de Gandalf e o reencontro de Bilbo.
A criação da comitiva do Anel e a decisão por seguirem rumo ao Sul. Os capítulos 4 e 5 se tornaram um dos mais dramáticos ate o presente momento. A decisão de seguir por Caradhras e a mudança repentina no clima os obrigando a seguir por Moria e a descoberta por parte de Gimli do destino de seus antepassados. O combate de Gandalf contra o Balrog e seu desfecho.
No capitulo 6 temos o florescer novamente da esperança em Lothlórien com a apresentação de Galadriel e Celeborn aos presentes. O Adeus de Lórien e um dos momentos mais tristes e ao mesmo tempo mais belo da Primeira parte da Trilogia. A despedida dos membros da comitiva de Lórien, os presentes e o pedido de Gimli a Lady Galadriel chega a comover.
A descida do grande Rio compõe os 2 últimos capítulos e demonstra o quão poderoso e o efeito do "Um Anel" sobre gollum e por outros membros da comitiva do anel e a decisão de frodo de seguir solo em sua empreitada acompanhado de seu fiel companheiro Sam Gamgi.

A Sociedade do Anel e composta por 405 paginas e 22 capítulos divididos em 2 partes. Tolkien não só conduziu com maestria a primeira parte de sua grande obra, como incorporou vários elementos no decorrer da trama.

Escolhi por não revelar muitos fatos presentes na historia, ora para preserve-la para futuros leitores e claro por devido a demanda de informação, o que me obrigaria a permanecer por mais de duas horas resumindo cada capitulo individualmente.

Em breve espero iniciar a leitura da segunda parte da trilogia sob o titulo de - As Duas Torres -


Um grande Abraço a todos e ate breve.



Nenhum comentário: