sábado, 7 de janeiro de 2012

Sonata Arctica - Live in Finland.


Boa noite galera já que a primeira postagem do ano foi reclamando de alguma coisa vamos continuar, porém é diferente da anterior. Gosto do que vi, mas sinto que falta alguma coisa que ficou para trás.
Sem rodeios vou falar hoje sobre um dos DVD que adquiri recentemente, Sonata Arctica - Live in Finland.


Para aquele que me conhecem sou fã do estilo a muitos anos, porém boa parte dele fui fiel ouvinte dessa banda que é o Sonata Arctica, banda finlandesa com mais de 15 anos de estrada e um repertorio rico. Talvez de todas as bandas que eu já ouvi esses finlandeses foram os que mais me marcaram pelos grandes cds de inicio de carreira e pela mudança de estilo. Quando falo em mudança de linha de som me vem em memoria o Edguy, banda alemã com fãs espalhados pelo mundo todo, com as devidas ressalvas o Edguy conseguiu mudar sua linha de som sem estragar aquela imagem que tinha comigo como fã. Infelizmente o Sonata Arctica estragou essa imagem. Verdade que boa parte dessa mudança se deu pela necessidade de seu vocalista que a exemplo do nosso Edu Falaschi não poderia atingir mas as notas mais altas e com a velocidade que apresentava nos primeiro álbuns.
Agora falando do DVD, adquiri esse também lá na Blaster por um preço especial, quesitos como qualidade de imagem e áudio não a o que discutir ou questionar, com acabamento perfeito e claro chega até mesmo a estranhar e a se perguntar se as gravações foram feitas mesmos ao vivo, porém ao visualizar o publico se vê claramente a apatia de boa parte que não tem a mesma energia que no show do Freedom Call no Live in Hellvetia.
Verdade que já conhecia essa faceta de Tony Kakko que não mais dispunha de condição para interpretar canções como Wolf & Raven, San Sebastian, Black Sheep por exemplo, canções que fossem mais rápidas ou com notas mais altas realmente seriam impossíveis. Infelizmente eu vi um Toni que buscava com todas as suas forças reviver aquela chama antes perdida, mas o set list escolhido foi pautado nas canções dos últimos trabalhos com um ritmo mais cadenciado e controlado. Os outros membros da bandas executaram as canções com as técnicas exigidas, porém sem a magica que havia em suas apresentações. 
Apenas para encerrar, o DVD Sonata Arctica - Live in Finland é sim ainda um grande registro de uma banda que ainda tem muito o que mostrar ao mundo, Toni na minha opinião continua sendo um grande vocalista mesmo tendo todas as suas limitações. Se tivesse a oportunidade de adquirir outro DVD no lugar desse eu não faria pois mostra em alta definição o que é o Sonata Arctica em seus acerto e erros!

1º Sim o Jani Liimatainen faz muita falta nessa banda!
2º O DVD For The Sake of Revenge (1º DVD lançado pela banda) aparenta ser muito mais legal, não pela qualidade de imagem e som mas pelo publico e pelas musicas! 


Bem apenas para mostrar como eram fantástico os finlandeses do Sonata Arctica quando eu ouvi pela primeira vez!





Um grande abraço e até breve!           


        

Nenhum comentário: