quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cultura Brasileira?

Bom dia galera, uma das varias razões desse blog foi escrever a minha opinião sobre os assuntos do mundo.
Não carrego a chama da inteligencia e do conhecimento pleno, porém não posso conceber a ideia de que mais uma musica se torne "Hit do Verão" e automaticamente referencia de cultura nacional.
Tenho lido de forma intencional já que informação é poder não pude de deixar de ""ler" que por mais uma vez a opinião de poucos continua sendo esmagada pela intolerância de muitos. Desconheço a carreira e tão pouco o artista a qual sua canção tem se espalhado como fogo em mato seco ao redor do mundo, confesso que fico feliz quando um artista nacional adquiri status internacional por seu trabalho, mas não posso ficar contente que sua expressão de arte represente apenas "isso" coloco entre aspas não por desmerecer o artista mas por acreditar que tal canção não sera lembrada mais que um verão. A inexistência de algo cultural deveria ser tratado apenas como uma musica para diversão e não como identidade nacional, letra pobre de conteúdo porém rica de interpretações de caráter questionável.
O que me espanta é ver os "meios de comunicação" explorarem de forma tão abusiva e exagerada a repetição de uma canção que carece de conteúdo de no minimo aceitáveis, porém hoje não me surpreende que as crianças repitam esse refrão como um mantra já que seus pais, irmão e ídolos o façam. Repito desconheço a maioria das musicas nacionais lançadas nesses últimos meses pelo simples fato de não ser fã, como já dito aqui nesse mesmo blog ou em meus perfis espalhados por esse mundo virtual curto Metal e Música Clássica, porém conheço muitas bandas nacionais que cantam em português e não se tornaram expoentes nacionais de cultura. O fato é, essa canção se tornou o que é de fato pela simples repetição dos meios de comunicação e pela exposição de alguns jogadores de futebol tão idealizados pelo "povo". Por mais vez me coloco no direito de colocar as aspas, pois não me considero parte de um "Povo" que faz ou deixar de fazer algo pelo simples ato de repetir o que o "meu jogador favorito fez, faz ou deixa de fazer." 


Infelizmente o que eu sinto é apenas uma inversão absurda de valores onde o mundo se abre para a cultura e o povo por mais vez prefere fechar os olhos e ficar repetindo para si mesmo que não tem a oportunidade ao acesso a informação, mas quem se mostra contra a essa corrente se tornam "pseudo-intelectuais" que não entende nada e que apenas tem "inveja" desses "vitoriosos". 
Honestamente estou pouco me importando com quem é ou deixa de ser desde que isso não me incomode e infelizmente isso já começou. 

Se gastassem a metade do tempo mostrando a realidade nacional questionando e arrumando as coisas eu tenho certeza que o Brasil mudaria muito mais e não seria apenas por um verão.

Para aqueles que dizem que não conheço musica nacional estão errados, de fato não sou fã de uma musica "popular" porém cresci ouvi bandas como Capital Inicial, Skank e Raimundos apenas para citar algumas que não tinha a pretensão de serem tratados como tomadores de verdade ou ícones da cultura nacional.



Dessa forma espero que essa canção apresentada nesse vídeo demonstre que sim é possível que a musica deva ser levada a serio e que ela tenha conteúdo, musica para diversão deve ser tratado como diversão e não como "Propriedade de Cultura Nacional".

E tenho dito!


Um grande abraço e até breve!

 





                 
       

Nenhum comentário: