quarta-feira, 13 de junho de 2012

Acidentes em reformas!





Olá, boa tarde pessoal.
Vamos falar um pouco sobre essa realidade no Brasil inteiro, reformas em residências e comércios sem uma avaliação adequada dos riscos inerentes a atividade.
Todos os dias condomínios, casas e empresas contratam "profissionais" que assumem a responsabilidade de realizar uma determinada reforma, em sua maioria das vezes apenas com a experiencia de trabalhos anteriores, sem conhecimento técnico ou superior para desempenhar o referido trabalho.
Os acidentes muitas vezes não são sequer notificados, por ser um trabalho "amador" e sem a regularização exigida pela lei causando danos severos ao local da obra, danos físicos e até mesmo a morte desses trabalhadores.
A maioria das reformas é realizadas por amigos, colegas e indicados que assumem a responsabilidade de "ajudar" ou na intenção de descolar um dinheiro a mais. Esse comportamento é incentivado com a cultura de que não existe a necessidade da contração de uma empresa, devido os altos custos dessa mão de obra e por ser um trabalho simples.
Todos os dias pessoas dão entrada nos hospitais devido a danos causados por trabalhos em altura, soterramento e por fontes elétricas apenas para citar os mais frequentes, esses trabalhadores muitas vezes com lesões graves inicia uma briga judicial buscando os seus direitos.
Existe um grande numero de condomínios que respondem processos por acidente de trabalho devido a contratação de pessoas ou empresas constituídas que se recusam atender as normas regulamentadoras do trabalho. Muitos condomínios ou comércios não se preocupam em requisitar os documentos de seus contratados, buscando apenas o melhor  preço para a reforma.
Essa facilidade acarreta uma condição perigosa para quem contrata e acima de tudo para quem assume o trabalho.

Hoje, 13/06 aqui mesmo em Santos tivemos um novo acidente envolvendo um comercio e a contratação de profissionais para uma reforma. Com a montagem de um andaime irregular e a não utilização dos equipamentos de proteção individual dois trabalhadores se feriram, sendo um com gravidade.

Atualização: 18:13.


"A reforma no telhado do quintal de uma casa terminou em tragédia no Jardim Imperador, em Praia Grande. O ajudante de pedreiro Luiz Costa da Rocha, de 53 anos, morreu após o desabamento de um muro onde uma escada estava encostada. Outra pessoa se machucou no acidente.
A queda do muro ocorreu na Rua Barão de Cotegipe, por volta das 15h30 de terça-feira. A outra vítima, o pedreiro Adriano Geraldo Lopes Siqueira, de 36 anos, contou à polícia que trabalhava com Luiz na reforma.
Adriano contou que estava em cima da escada. Luiz estava embaixo, passando as telhas para o colega. Durante o trabalho, o muro onde a escada estava apoiada desabou."
Fonte: Jornal A Tribuna.

Dois acidentes e mais uma vida que se perde! 



Esses são dois acidentes, entre vários que ocorre todos os dias no Brasil.

Contratar uma empresa esta muito mais relacionado ao que a empresa pode oferecer sob o aspecto de segurança, equipamentos e mão de obra qualificada e não apenas ao preço baixo.

Até mais!


Legislação de apoio:


Normas Regulamentadoras.

   

 


Nenhum comentário: