quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia Nacional da Consciência Negra

Alesssshhhhaaaa a todos!!!
Quinta Feira, dia da consciência negra. Honestamente esse dia pra mim pessoalmente significa pouco e para muita gente também. O que significa esse dia realmente para a sociedade em geral?
Sabemos o valor da luta pela igualdade de direitos entre os Afro-descendentes e a população branca, mais isso de fato acontece no dia a dia?
Zumbi foi e é uma figura importante na cultura nacional como símbolo da luta contra a escravidão e o direito a igualdade de todas as raças. A população apenas comemorou a data como mais um feriado. Não vi uma só manifestação no centro da cidade ou em outros lugares.
Temo que esse dia pelo menos em questão a população comum, não passa de mais de um feriado comemorado a partir de hoje na cidade Santos/Sp.
Acredito que os Afros-descendentes tem o direito de reivindicar o seu dia para questionar o que é feito por seus "Irmãos", mais infelizmente o que eu tenho visto é que o "Racismo" e a falta de respeito tem vindo em alguns casos dos Afro-descendentes que aprenderam que no momento que são tratados por homens ou mulheres seja no dia a dia ou em comércios e estabelecimentos se vem "Ofendidos" e "Discriminados" mesmo recebendo o mesmo tratamento de todo o resto da população. Senhores da comunidade de defesa dos Afro-descendentes, levantem seus olhos não somente para uma sociedade branca. Pois tem muita gente que por cor da pele deseja receber tratamento especial.
O preconceito ele existe e isso é um fato que nem eu e nem ninguém pode desconsiderar, porem a uma diferença entre o preconceito real e a tentativa de obter vantagens por crimes cometidos contra seus antepassados.

A escravidão e um período criminoso da historia do mundo, mais graças a homens e mulheres que lutaram e se sacrificaram para que isso tivesse um fim. Devemos sim lembra-los de seus exemplos e mostrar que são iguais em capacidade, não apenas discuti se uma determinada minoria tem o direito a cotas para empregos, estudos ou programas sociais. Isso gera mais preconceito.

A sociedade precisa sim de uma justiça no que diz ao tratamento das pessoas, mais condenar os outros por crimes do passado é repetir o mesmo crime contra os outros!!!

De acordo com fontes de comunicação oficial:

Hoje, no ‘Dia Nacional da Consciência Negra’, a celebração começa às 10h30, em Santos com hasteamento de bandeiras, apresentação da banda do 6ºBPMI, depósito de flores no busto de Zumbi, e plantio de mudas de iroco e dendezeiro, na Praça Palmares. Às 6 da tarde, uma missa será celebrada na Igreja de Santa Josefina Bakhita, na Rua República Portuguesa, Vila Nova. Segundo a organização do evento, o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra em Santos, a entrega do Troféu Zumbi dos Palmares em comemoração aos 120 anos da abolição da escravatura, prevista ontem foi transferida para o dia 27, na sede da OAB-Santos, na Praça José Bonifácio, às 7 da noite.




Vou ver todo tipo de ataque depois que esse texto for publicado, mais não me importo.
O direito a liberdade de expressão é um direito garantido pela constituição de 1988.


"Por um País mais Justo para todos e sem privilégios para alguns."




Nenhum comentário: